Vencedor do #OneStep4MusicFest Urban Dance Contest vai atuar no Sumol Summer Fest!

Regulamento

1ª Etapa​ – Seleção dos participantes por vídeo ou por seleção de apresentações premiadas em concursos parceiros do​ OneStep4MusicFest.​

2ª Etapa​ – Semi-Finais – Apresentação de cada participante selecionado na 1a etapa através de um vídeo ou por seleção de apresentações premiadas em concursos parceiros do ​One Step 4 Music Fest​. Esta etapa é feita em diferentes pontos do país, de norte a sul.

3ª Etapa​ – São escolhidos e anunciados os participantes que vão até a final.

4ª Etapa​ – Final – Todos os participantes que foram selecionados em vários pontos do país vão estar reunidos nesta etapa final em que é feita a entrega dos Prémios e são divulgados os vencedores deste grande concurso ​One Step 4 Music Fest​ Urban Dance Contest.

Artigo 1
Todos os responsáveis pelas escolas, jurados, coreógrafos, bailarinos, associados a delegações (país de família e representantes legais) comprometem-se a conhecer e aceitar as normas do regulamento do concurso ​One Step 4 Music Fest​.

Artigo 2
Estilos de dança
Esta é a lista de estilos de dança de rua / clube / funk, desde das origens até à atualidade. Elementos de dança tradicional / cultural / folclórica são bem-vindos. Os participantes, através de momentos de improvisação devem selecionar e incorporar estes estilos durante as apresentações que são feitas durante este concurso.
Hip Hop, Locking, Breaking, Popping, Krump, Waacking, Vogue, House, Afro House, Kuduro, Dancehall, Chicago Footwork, Turf, Dance, Lite dance, Lite feet, Jookin, Bone, Breaking

Artigo 3
O concurso One Step 4 Music Fest Urban Dance Contest
Dar a importância que as danças urbanas merecem em Portugal, promovendo e criando a oportunidade dos jovens bailarinos a solo, mostrarem o seu talento numa modalidade com cada vez mais adeptos, contribuindo desta forma nas práticas de actividades saudáveis e aliadas ao divertimento, sendo que as danças de rua podem ser praticadas por qualquer pessoa. A prática alia ganhos na coordenação motora, flexibilidade e condicionamento físico, além de interação cultural e social.

O concurso ​One Step 4 Music Fest é​ aberto a todos os novos talentos, com ou sem experiência profissional. Cada participante faz a sua inscrição e participação em grupo.
O objectivo é levar o Palco #onestep4musicfest a várias localidades em Portugal apostando no factor descentralizado na descoberta e lançamento dos melhores talentos emergentes que nesse Palco participarem e que posteriormente vão actuar em vários grandes palcos.

Artigo 4
Inscrição
– Os participantes devem enviar um vídeo através de um link ou em formato MP4, com duração de 1 minuto e 30 segundos (duração obrigatória máxima: 1 minuto, duração mínima obrigatória 1:30), através de um link, para o email ​onestep4musicfest@gmail.com​. O candidato deve ter atenção aos direitos de autor. Os vídeos não serão divulgados, mas se forem selecionados poderão ser usados alguns dos vídeos para a divulgação do concurso.

– Qualquer outra documentação solicitada pela organização.
Se as inscrições não decorrerem dentro das datas estabelecidas, o concurso ​One Step 4 Music Fest ​reserva-se no direito de não aceitar as inscrições.

Artigo 5
SELEÇÃO POR VIDEO
Critérios para a Seleção
– Adequação do estilo de dança dos participantes, respeitando a especificidade de cada estilo e dos seus elementos;
– Qualidade artística e técnica dos candidatos;
– Estrutura da apresentação por vídeo;
Técnica:​ Musicalidade, bases dos estilos, consciência e controle corporal.
Performance:​ Energia, presença e confiança ,atitude e expressão facial.
Criatividade:​ Selecção musical e o estilo de dança escolhido,tema e originalidade.
Apresentação:​ Vestuário e cabelo.

Critérios para Desclassificação:
– Fichas de inscrição com dados incompletos;
– Falta de documentos;
– Envio de documentação e videos fora do prazo;
– Vídeo ou link sem identificação, com problemas técnicos ou contendo outras músicas ou imagens;
Apresentações incompletas, ou não respeitando o tempo solicitado.

Os resultados dos participantes selecionados por vídeo ou por seleção de apresentações
premiadas em concursos parceiros do ​One Step 4 Music Fest será divulgada por e-mail.

Artigo 6
CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO
1a Etapa​: ​Inscrições​ ​a partir de 18 Fevereiro de 2020​ e até 18 de Março 2020.
2a Etapa:​ ​Semi-finais entre março e abril de 2020, o concurso decorre em diferentes cidades do país.
3a Etapa:​ respostas para a Final até dia 1 Maio 2020.
4a Etapa:​ ​ ​Final 16 de Maio 2020, em Oeiras.
Não serão divulgadas as notas ou comentários dos jurados sobre os candidatos na seleção por vídeo.
Após a confirmação da inscrição os candidatos recebem um email de confirmação de inscrição da parte da equipa de produção ​One Step 4 Music Fest​ .
Após a seleção dos participantes por vídeo o ​One Step 4 Music Fest ​enviará um email com as informações detalhadas de sua participação durante o decorrer do concurso (competição, horários, local, etc.).
Os candidatos selecionados terão de enviar o comprovativo de seguro de acidentes pessoais dos candidatos ou se as próprias escolas possuírem seguro próprio, devem enviar fotocópia da sua apólice em vigor.

Artigo 7
PROGRAMAÇÃO E ENVIO DE PROGRAMAÇÃO
A organização enviará a programação via email ao responsável da inscrição. A programação terá de ser obrigatoriamente verificada, em caso de não ser contestada no máximo em dois dias depois de ter sido enviada, a organização não se responsabilizará por nenhuma mudança ou erro.

Artigo 8
CREDENCIAÇÃO
A credenciação só será efectuada com a presença de todos os responsáveis e candidatos, se alguma escola/grupo representante legal ou candidato independente não poder estar presente é desqualificado. Têm que estar presente obrigatoriamente duas horas antes da sua primeira actuação em palco (caso a credenciação não seja efectuada com duas horas de antecedência da sua primeira actuação em palco será automaticamente cancelada).

Artigo 9
COMPETIÇÃO
Cada participante deverá apresentar-se duas horas antes da sua entrada no palco com a sua pulseira. Esta pulseira é obrigatória durante todo o processo da competição, sem exceções.
Serão feitas batalhas de freestyle (improvisação) de um contra um, ao som de músicas aleatórias, tocadas ao vivo pelo DJ. Pretende-se assim que a competição neste formato possa dar aos participantes uma liberdade criativa e de improvisação. Na semi-final é feita uma entrada por participante e na final são feitas duas entradas por cada candidato.
*O programa poderá adiantar-se ou atrasar-se, dependendo do desenvolvimento da competição.

LOCAL DE ESPERA E AQUECIMENTO- Local designado para os candidatos antes de sua entrada no palco. Deverá apresentar-se antes das suas apresentações.

LOCAL DE MUDANÇA DE FIGURINOS – Local destinado para maquilhagem e mudança de figurino dos participantes, se necessário.

BACKSTAGE – O candidato deverá apresentar-se no backstage 10 minutos antes da sua apresentação. Caso contrário, deverá esperar até o final da sessão para poder se apresentar caso a organização o permitir.

MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO- Por motivos de força maior, a organização reserva-se no direito de modificar a ordem de participação com aviso prévio.

ENTRADA NO PALCO – A entrada e saída no palco não poderá exceder mais do que 20 segundos.

Artigo 10
PAINEL DE JURÍ
São três elementos de reconhecido mérito na área da Dança, um representante do #onestep4musicfest e um representante do Município de Oeiras na Final.
– Todos os elementos do Júri terão de chegar na data e na hora determinada pela organização;
– Proibido o uso de telemóvel no local durante o processo da avaliação dos candidatos;
– Proibida a interrupção da programação por pedido dos elementos do Júri;
– Proibido levantar- se da mesa de Júri sem autorização da organização;
– As folhas de qualificação não devem ter erros nem correções;
– Os elementos do Júri não devem ter contato com os candidatos antes, durante ou depois da competição, excepto nos workshops;

Artigo 11
Pontuação, Penalização e Classificação Pontuação de 1 a 5 pontos cada elemento:
Técnica:​ nível técnico, musicalidade, bases dos estilos, consciência e controle corporal.
Performance:​ Energia, presença e confiança, atitude e expressão facial.
Criatividade:​ Selecção musical , o estilo de dança escolhido e originalidade.
Apresentação:​VestuárioeCabelo,posturaeorespeitoportodos.

Pontuação de 1 a 5 pontos:
A ​capacidade de improvisação​ e ​ritmo ​estarão sempre em constante avaliação. Penalizações 1 ponto cada elemento​:
– Movimentos não apropriados.
– Lançar objetos ao público.
– Figurino não apropriado, ofensivo ou vulgar.
Acidentes ou caídas.

Classificações
Serão selecionados 5 candidatos na etapa final, que serão os grandes vencedores do concurso ​One Step 4 Music Fest​.

DESEMPATE
Em caso de empate, o painel de júri pode pedir para os participantes dançarem de novo e podem tomar uma decisão direta, que será contada com os braços levantados a apontar o vencedor deste desempate.
As decisões do júri na atribuição dos prémios são definitivas e irrevogáveis.

Artigo 12
ENTREGA DE PRÉMIOS
É feita uma pequena cerimónia na etapa final e são divulgados os vencedores do concurso One Step 4 Music Fest.​

PRÉMIOS
O vencedor irá actuar no Sumol Summer Fest.
Os 5 finalistas do Concurso, irão receber formação e preparação de coreógrafos para poderem atuar nos grandes palcos em 2020.
A formação e preparação (residência artística) para estes festivais será gratuita. Mais informações e datas serão dadas após as semi -finais.

Artigo 13
SEGURO E VIAGEM SEGURO
Todos os candidatos terão que ter seguro de acidentes pessoais o concurso ​One Step 4 Music Fest​ não se responsabiliza por acidentes sofridos durante o evento pelos candidatos nos auditórios, palcos, salas de aula, camarins, bastidores e por doença ou roubo. Os candidatos devem assegurar-se contra os acidentes, doenças e roubos.

VIAGEM
Todas as despesas de viagem, alojamento e alimentação são de responsabilidade dos candidatos. A organização caso estejam interessados pode fornecer às escolas e famílias todas as informações turísticas e acordos disponíveis, bem como hotéis próximos do local do evento.

Atenção:
É proibido o uso de água, purpurina, ski paper, velas e/ou tochas acesas, lançamento de serpentinas a utilização de resina ou qualquer tipo de material, que exija a limpeza do palco após a apresentação e que possam prejudicar o que se apresentará na sequência, ou danificar o palco e/ou atingir a plateia.

A base da iluminação e a afinação da caixa cênica serão as mesmas para todos os candidatos.
A inscrição pode ser cancelada no caso em que as regras e o regulamento do One Step 4 Music Fest não forem respeitadas pelos candidatos, outros membros do grupo/escola e apoiantes dos candidatos. O cancelamento de uma inscrição sob tais circunstâncias infelizes, será comunicada verbalmente ou por e-mail para o responsável do candidato/escola/grupo e não está sujeita a reclamação.

Todos os responsáveis e candidatos terão que zelar pela segurança, limpeza e conservação do local.